terça-feira, 10 de maio de 2011

CDES reúne-se para analisar Plano de Sustentabilidade Financeira

Comitê gestor recebe a íntegra dos projetos

O Comitê Gestor do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) reuniu-se nesta terça-feira (10) para debater o Plano de Sustentabilidade Financeira, a primeira Carta de Concertação e iniciar a análise da Proposta do Plano Plurianual, apresentado na última reunião do Conselho, realizada na quinta-feira (05).
As conselheiras e conselheiros receberam a íntegra das propostas do governador Tarso Genro e têm até o dia 19 para contribuir com as medidas que buscam equilibrar as finanças estaduais, ampliar a capacidade de investimento e apresentar soluções estruturais para temas como a previdência pública.
Na próxima terça-feira (17) será realizado um painel para aprofundar as análises dos itens que integram o Plano de Sustentabilidade Financeira. A atividade ocorre a partir das 14h, no auditório da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Após receber as sugestões das conselheiras e conselheiros, o Comitê Gestor sistematizará as contribuições que serão entregues ao governador Tarso Genro no dia 19.
Nesta sexta-feira (13), às 10h30min, o Comitê Gestor realiza nova reunião, ocasião em que o governo apresentará todos os itens do Plano e esclarecerá dúvidas. Na reunião, também será finalizada a redação da primeira carta de Concertação, que traz os elementos para o desenvolvimento do RS e as diretrizes que balizarão as políticas públicas de governo e as orientações do CDES. Entre os eixos prioritários da Carta estão o Desenvolvimento com Sustentabilidade Ambiental, Equidade e Inclusão Social, Educação, Rede de Atenção e Humanização da Saúde, Segurança Pública com Cidadania e Direitos Humanos e Enfrentamento à Violência.
Já o Plano Plurianual (PPA) entrará em debate a partir de 2 de julho, quando o governo apresentará em detalhes a proposta com as diretrizes de investimento para os próximos quatro anos, que está sendo construída de forma participativa a partir de debates em todo o Estado.
Participaram da reunião do Comitê Gestor desta terça-feira os conselheiros Paulo Vellinho, Celso Woyciechowski, Maria Berenice Dias, Daniel Sebastiani, Jaques Alfonsin, além do assessor superior do governador, David Fialcow, secretário executivo do CDES, Marcelo Danéris e assessores técnicos. A cada nova reunião do Conselho, um grupo de conselheiras e conselheiros é constituída para encaminhar as deliberações do Pleno.
Texto: Stela Pastore
Foto: Eduardo Seidl
Edição: Redação Palácio Piratini

**************************************************************************************
NOTA DO EDITOR

Começou a orquestração, pois é o que podemos depreender do Conselhão, visto que excluíndo alguns pouquíssimos participantes a sua quase totalidade está alinhada com o palácio Piratini.
Vamos acompanhar e ver o que saí daí...
Enquanto isso vamos nos movimentando e fazendo nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário