segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ministério da Justiça lança Campanha do Desarmamento no Rio Grande do Sul

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, lançaram, nesta sexta-feira (20), em Porto Alegre, a Campanha Nacional do Desarmamento 2011 – Tire uma arma do futuro do Brasil. A cerimônia se realizou às 11horas, no Palácio Piratini. Também participaram as secretárias nacionais de Segurança Pública, Regina Miki, e de Políticas sobre Drogas do MJ, Paulina Duarte.
O objetivo da campanha é sensibilizar a população e recolher o maior número possível de armas de fogo. Estudos como o Mapa da Violência 2011, mostram redução nos índices de criminalidade, principalmente no número de homicídios, quando da realização de ações de desarmamento anteriores. O lançamento nacional da campanha foi no dia 6 de maio, no Rio de Janeiro,um mês depois da tragédia na escola de Realengo.
Para facilitar o recolhimento, a campanha atual apresenta quatro novidades: o anonimato para quem entregar a arma;  a inutilização do material no ato da entrega; a agilidade no pagamento da indenização (que pode ser sacada após 24 horas e em até 30 dias); e a ampliação da rede de recolhimento de armas.
A rede de recolhimento, hoje, é formada por unidades da Polícia Federal e da Rodoviária Federal. Nos próximos dias organizações não governamentais também serão credenciadas como locais de entrega de armas de fogo.

Taser
Além do lançamento da Campanha Nacional do Desarmamento no Rio Grande do Sul, o Ministério da Justiça entregará 210 armas não letais (taser) à Brigada Militar e à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) do estado. Deste total, 190 serão encaminhadas para a Brigada. As outras 20 serão utilizadas pelos agentes penitenciários nos presídios gaúchos.
As armas taser, que funcionam por meio de choque elétrico, tem um poder paralisante muscular. São indicadas para situações menos extremas, como paralisar pessoas em estado de fúria ou sob efeito de bebidas alcoólicas e drogas.
O Ministério da Justiça está incentivando o uso de armas não letais pelas forças de segurança em todo o país. Na última terça-feira (17), 315 tasers foram entregues ao Rio de Janeiro para os policiais que atuam nas unidades de polícia pacificadoras (UPPs).

Fonte:http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJ4E0605EDITEMID4105FD3042634C728B31807BFC46F317PTBRNN.htm


********************************************************************************
NOTA DO EDITOR: Além de lançar a campanha do desarmamento e entregar armas taser essas autoridades bem que poderiam entabular tratativas para buscar opções de angariar recursos que possibilitem o aperfeiçoamento e qualificação dos policiais, além é claro de melhorarem os miseráveis salários pagos aos policiais do Rio Grande do Sul, os quais há alguns anos se destacam como os mais mal pagos do país.
Importante dotar as polícias de armas não letais, mas a recomposição dos efetivos, a dotação de viaturas e equipamentos, bem como a aquisição de armas modernas que possibilitem o enfrentamento do crime, no mínimo em igualdade de condições também é uma necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário