sexta-feira, 13 de maio de 2011

Até cartilha para convencer

Piratini distribui cartilha e pede empenho a secretários

Focos de resistência a propostas como a taxa de inspeção veicular obrigaram governo a se mobilizar

Um dia depois de a base aliada dar sinais de que rejeita a criação da taxa de inspeção veicular, o governo reuniu ontem os secretários para dar uma espécie de injeção de ânimo. O governador Tarso Genro quer o empenho dos principais auxiliares em prol da aprovação do conjunto de medidas em gestação no Palácio Piratini.

Até uma espécie de cartilha com um “tire suas dúvidas” foi distribuída aos secretários (ver nesta página). O material, com perguntas e respostas referentes aos projetos que compõem o chamado Programa de Sustentabilidade Financeira, dá subsídios para que os titulares possam argumentar em defesa dos projetos.

A intenção do governo é convencer os secretários de que os projetos farão diferença para o Estado:

– Do contrário, o governador eleito vai se resumir a pagar a folha, pagar dívida e fazer a manutenção. Precisamos de alternativas para dar um salto de qualidade no Estado. Sem aprovação dessas medidas, vamos ficar no feijão com arroz – defendeu o titular da Fazenda, Odir Tonollier.

O pacote que o governo irá enviar à Assembleia deve ser estruturado por quatro propostas: previdência, inspeção veicular, taxa ambiental e RPVs. Ontem, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, informou que a tendência é de que o projeto da inspeção seja encaminhado à Assembleia com o restante dos textos, mas o governo só decidirá os rumos da proposta na terça-feira, quando deve se reunir novamente com o líderes de bancadas aliadas.

Na quarta-feira, parte dos governistas chegou a propor o abandono do projeto e a busca de alternativas para aumentar a arrecadação e reduzir o déficit. Outros aliados sugeriram alterações: isenção até o quinto ano de fabricação do veículo e linha de crédito para financiar a reforma dos carros mais antigos. Integrantes do primeiro escalão já admitem que o projeto que cria a inspeção veicular terá de passar por reformulações.

Se o projeto da inspeção realmente for enviado, deve tramitar na Casa sem regime de urgência, o que dará mais tempo de o governo debater com as prefeituras. Segundo interlocutores de Tarso, há prefeitos preocupados com os custos que a inspeção irá gerar aos municípios.

aline.mendes@zerohora.com.br
ALINE MENDES
 
*****************************************************************************
 
NOTA DO EDITOR
 
Em reunião na sede da ASDEP as entidades de classe da segurança pública decidiram unir esforços no enfrentamento da tentativa de achaque aos salários dos servidores públicos.
Vamos participar e apoiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário