domingo, 5 de junho de 2011

Últimas do PacoTarso

Declarações de Tarso alimentam tensão

Possibilidade de haver mudanças no plano de carreira preocupa Cpers

Alimentado pela possibilidade de ocorrer uma tentativa do Executivo de alterar o plano de carreira da rede estadual, aumenta o tensionamento das relações entre o magistério e o governo do Estado. Declarações do governador Tarso Genro, na Coreia do Sul, sobre a possibilidade de pagamento de bônus por qualificação aos professores e a solicitação de informações sobre o novo plano de carreira do magistério do município de Canoas, administrado pelo petista Jairo Jorge, pioraram uma relação já debilitada por divergências em relação ao pacote de sustentabilidade financeira.

O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, saiu a campo para afirmar que o governo se comprometeu a não mudar o plano e minimizar a possibilidade de crescimento dos conflitos. "Não se pretende adotar o modelo de Canoas. O caso da cidade serve como exemplo de negociação bem-sucedida. Mas o contexto é bem diferente", assegura Pestana.

Os professores lembram que, nas tratativas sobre o reajuste, a alteração no plano de carreira é sugerida na mesa de negociação. A presidente do Cpers, Rejane de Oliveira, avalia, contudo, que o governador está tentando tirar o foco do pacote, mas ressalva que as categorias estão preparadas para combater tentativas de mudanças no plano e projetos que incluam a meritocracia. "O governo se comprometeu a não mexer. Se mexer, estará descumprindo sua palavra. Não há mecanismo legal que impeça, mas temos ânimo e disposição política."

O governo não esconde considerar que o plano de carreira atual engessa reajustes devido ao efeito cascata que está atrelado a qualquer aumento sobre o vencimento básico. "Quando falam em mexer, a preocupação é alterar o básico. Porque o próprio sindicato mantém a ideia do plano menos pelo piso e mais porque o plano proporciona a indexação do conjunto da carreira", diz Pestana.



Luta salarial opõe aliados históricos

O embate entre aliados históricos, que surpreendeu até a oposição, fez com que o magistério, a mais numerosa categoria do funcionalismo público estadual, com 59.929 servidores, estivesse entre os articuladores do maior ato de protesto realizado contra o governo petista, na última quinta-feira, e agora fale em paralisação, mesmo após ter negociado o reajuste salarial de 2011. Para marcar posição contrária ao pacote de sustentabilidade financeira enviado pelo governo à Assembleia, o Conselho geral do Cpers definiu, na sexta-feira, que fará um dia de paralisação em 14 de junho, com caminhadas e atos públicos nas regiões abrangidas pelos 42 núcleos do sindicato.

O Cpers vai exigir a retirada do pacote da Assembleia. O sindicato marcou uma assembleia geral em 22 de junho para discutir paralisação nas datas previstas para os projetos irem a votação.

O magistério se posiciona contra o pacote como um todo, mas a discórdia se concentra sobre o projeto de lei complementar 189/2011, que trata das mudanças na Previdência estadual, e o projeto de lei 191/2011, que estabelece mudanças nos prazos de pagamento das requisições de pequeno valor (as RPVs). Ambos encaminhados em regime de urgência ao Legislativo

Cpers cobra promessa de campanha

O mais recente ponto de atrito entre o governo e o magistério, a possibilidade da aplicação da meritocracia na sala de aula, não é novidade. No final da campanha eleitoral de 2010, o Cpers realizou um debate entre os candidatos no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, na Capital. Na ocasião, a meritocracia foi um dos pontos altos do debate.

Tarso atacou a implantação da meritocracia entre os servidores do magistério e disse haver diferença entre meritocracia e avaliação de mérito com metas estabelecidas pelo Estado. O então candidato ao governo pelo PSol, Pedro Ruas, rebateu, dizendo que meritocracia e avaliação de mérito eram exatamente a mesma coisa e que não se tratava de uma questão semântica, mas sim política e ideológica. Tarso reafirmou suas posições.

Após o debate, os candidatos receberam uma carta-compromisso do Cpers. Quatro, entre eles, Tarso, responderam. "Manteremos os atuais planos de carreira de professores e funcionários", escreveu Tarso. "Também reafirmamos nossa posição contrária à meritocracia (...) Não estabeleceremos a política de diferenciar salário dos trabalhadores em educação a partir de verificação de resultados nem vamos promover a competição entre professores e entre escolas."

Protesto expõe atritos

Entre os motivos que farão os professores protestarem, no dia 14, contra o pacote de sustentabilidade financeira do governo, estão as mudanças previstas no pagamento das requisições de pequeno valor (RPVs). Para o Cpers, elas prejudicam quem já abriu mão de receber os valores a que tinha direito para tentar ter acesso a uma parte deles. O governo diz que tenta garantir os pagamentos e argumenta que não adianta manter a regra atual sem ter previsão orçamentária.

Os pontos de divergência

- Piso Nacional do Magistério

O que defende o Cpers:

Depois de incluir a reivindicação nas negociações do reajuste salarial, o magistério pedirá ao Executivo que informe como pretende chegar ao valor do piso dentro dos quatro anos de governo.

O que diz o governo:

Que vai conceder um reajuste de 63% até o fim do governo e que, de início, o magistério já obteve um reajuste de quase 11%. Admite que, na atual conjuntura, não tem como implantar o piso como o básico do plano de carreira.

- Sustentabilidade Financeira

O que defende o Cpers:

Exige a retirada do pacote da Assembleia. Para a categoria, não há garantia de que, no futuro, a mudança nas alíquotas da previdência para parte dos servidores não abra precedente para novos aumentos. O Cpers assegura que, quando for pago o piso nacional, parte do magistério será atingido pela mudança. Argumenta que adotar dois regimes próprios de previdência é inconstitucional e que não há garantias sobre o futuro do fundo de capitalização previsto.

O que diz o governo:

Segundo a Casa Civil, para chegar ao piso nacional em quatro anos, a categoria terá 63% de reajuste. Com isso, os que vierem a se enquadrar nos valores salariais previstos no projeto da Previdência terão aumento médio do desconto da contribuição de 1%.

Gratificação por permanência:

O que propõe o governo:

Planeja o aumento na gratificação de permanência em serviço, dos atuais 35% para 50%, aos servidores que já tenham condições para solicitar aposentadoria. Para o magistério, também há um projeto em tramitação para que, à gratificação especial, seja adicionado 80% do vencimento básico do Professor Classe A, Nível 1.

O que diz o Cpers:

Considera a proposta um subterfúgio para evitar a realização de concursos.

- Mudanças no Plano de Carreira

O que estuda o governo:

A aplicação de mecanismos como a bonificação por qualificação e sistemas de avaliação que envolvam os demais agentes da comunidade escolar. O governo, contudo, segue informando que não pretende mexer no plano.

O que diz o Cpers:

Que mudanças no plano, bem como a meritocracia, serão refutadas. E que não há nenhuma diferença entre meritocracia e avaliação por mérito.

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/
*********************************************************************************
NOTA DO EDITOR: As alegações do magistério são todas coerentes, mas lamentavelmente o que mais falta para esse governo é coerência, pois sempre foi contrário ao que agora está defendendo. Quem tem memória não esquece. Culpar os sevidores públicos pelo déficit previdenciário beira a extrema irresponsabilidade, além de ser uma grande traição ao grande número de eleitores que o PT teve na última eleição.
Unidos vamos detonar esse PacoTarso arrecadador!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário