quinta-feira, 30 de junho de 2011

Diálogo exemplar entre Colbert (Pestana) e Mazarino (Tarso Genro) sobre o Pacotarso

Vale a pena ler este diálogo travado entre Colbert, ministro de Estado de Luiz XIV, e Jules Mazarino, premier da França. Ele poderia ter ocorrido entre o secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, e o governador Tarso Genro, a propósito do Pacotarso. O diálogo, claro, vale para todos esses governos perdulários que assaltam os bolsos dos contribuintes sem a menor vergonha e arrependimento.

Diálogo entre Colbert e Mazarino durante o reinado de Luís XIV, extraído de Diálogos de Estado.

 Jean Baptiste Colbert - ministro de estado de Luis XIV (Reims, 29 de Agosto de 1619 - Paris, 06 de Setembro de 1683).
 Jules Mazarino - nascido na Itália, foi cardeal e primeiro ministro da França (Pescina, 14 de julho de 1602 - 9 de março de 1661).

 Colbert:
- Para encontrar dinheiro, há um momento em que enganar (o contribuinte) já não é possível. Eu gostaria, Senhor Superintendente, que me explicasse 
como é que é possível continuar a gastar, quando já se está endividado até ao pescoço...
 Mazarino:
- Se se é um simples mortal, claro está, quando se está coberto de dívidas, vai-se parar à prisão. Mas o Estado... o Estado, esse é diferente! Não se 
pode mandar o Estado para a prisão. Então, ele continua a endividar-se... Todos os Estados o fazem!
 Colbert:
- Ah, sim? O Senhor acha isso mesmo? Contudo, precisamos de dinheiro. E como é que havemos de o obter se já criamos todos os impostos imagináveis?
Mazarino:
- Criam-se outros.
 Colbert:
- Mas já não podemos lançar mais impostos sobre os pobres.
 Mazarino:
 Sim, é impossível.
Colbert:
- E, então, os ricos?
 Mazarino:
- Os ricos também não. Eles não gastariam mais. Um rico que gasta faz viver centenas de pobres.
***************************************************************************************************************************************
NOTA DO EDITOR: A resposta tem que ser já nas eleições municipais, pois é por aí que se começa a apear esse bando do poder.
O governo do PT acaba de mostrar definitivamente, principalmente para os que não queriam ver, que é muito pior que os outros, pois sempre negou o que agora com absoluta desfaçatez leva à termo contra os servidores públicos e a sociedade em geral.
Esse PacoTarso aprovado pelos deputados é um remendão arrecadatório que não garante nenhuma melhoria no sistema de previdência e, sim viabiliza a arrecadação de 1 bilhão de reais para os projetos demagógicos e o pagamento do inchaço da máquina pública do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário