quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pacotarso: secretário de Tarso achava que os pobres não iriam defender os ricos


- Os pobres lutando pelo direito dos ricos é algo meio inédito.

. Esta frase foi cunhada pelo atual secretário gaúcho da Educação, o neotrotskista representante da fração DS do PT, José Clovis de Azevedo, que o então prefeito Tarso Genro não quis mais no seu secretariado e que acabou resgatando-o quando chegou ao governo do Estado.

. Melhor seria Tarso Genro não ter recaído quando chegou ao Piratini.

. O professor José Clóvis Azevedo referia-se à greve produzida pelos professores na terça-feira,num protesto contra o Pacotarso, que entre seus 5 projetos, em dois deles propõe elevar de 11% para 16,5% a alíquota de contribuição previdenciária - menos para quem ganha mais de R$ 3,6 mil.

. O secretário da Educação nunca aprendeu nada e também nunca esqueceu nada.

. Os servidores estaduais que ganham mais de R$ 3,6 mil, segundo se percebe a partir da fala do secretário da Educação, são os ricos do setor público do Estado. O próprio professor José Clóvis Azevedo é um deles, já que recebe mensalmente a quantia bruta de R$ 20 mil.

. A perplexidade do secretário da Educação também permite entender melhor a estratégia política do governo em relação ao Pacotarso:

- Jogar os pobres (80% dos servidores, sendo a imensa maioria professores e brigadianos) contra os mais ricos, dividindo-os e com isto esvaziando as mobilizações. 


. Isto vem dando certo, mas os professores não querem 'parecer" pelegos, embora sejam tratados assim pelo governo, pelo PT e pela CUT, aos quais estão aparelhados via Cpergs. Sem os professores na linha de frente, as demais categorias do serviço público estadual gaúcho não conseguem demonstrar unidade, garra e disposição para enfrentar o Pacotarso. . O governo quer reter R$ 1 bilhão por ano, caso todos os projetos sejam aprovados, o que parece muito provável. Na Assembléia, as bancadas do governo calam, emudecem, humilham-se no debate, mas seguem em marcha batida para a mangueira. 



Fonte: www.polibiobraga.com.br


*************************************************************************************
NOTA DO EDITOR: Esta estratégia do governo do PT já foi muito bem entendida, só que é uma opção que subestima a inteligência dos servidores públicos, pois a verdadeira intenção é jogar a grande maioria contra uns poucos e desta forma enfraquecer a resistência ao PacoTarso arrecadador.
Na realidade estes projetos do governo não são novidade, pois sucessivos governos tem tentado fazer caixa às custas dos servidores público, só que é bom lembrar que hoje é uma parte dos servidores, justamente os que tem os salários mais altos, porém logo logo serão os demais, caso a tentativa não seja repelida com veemência pela totalidade dos servidores públicos.


Esta citação sobre a indiferença é antiga mas muito oportuna para refletir sobre o cenário posto:



 Bertold Brecht (1898-1956):

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário