quarta-feira, 15 de junho de 2011

Notícias do PacoTarso arrecadador

Oposição se une para desgastar Piratini

Adversários de Tarso Genro buscam espaço para enfrentar pacote do governo

Os partidos de oposição ao governo Tarso na Assembleia se reuniram ontem para buscar unidade, projetar atuação em bloco e construir estratégia discursiva para atacar os projetos do programa de sustentabilidade financeira.

A primeira definição de consenso entre os oposicionistas é de que eles devem reforçar, junto ao Piratini, os pedidos de retirada do regime de urgência dos projetos. Fragilizada até o momento, a oposição ainda mantém a esperança de cooptar junto a alguns deputados governistas votos contrários às alterações nas Requisições de Pequeno Valor (RPVs) e à cobrança de alíquota previdenciária de 16,5% de parcela dos servidores.

Porém, diante da flagrante dificuldade em derrotar a maioria governista no Plenário, os oposicionistas pretendem ao menos unificar o discurso e buscar aproximação junto às entidades contrárias às propostas do Piratini para tentar desgastar a imagem pública de Tarso. "O único espaço que temos para mostrar as contradições e mentiras do PT é aqui na Assembleia. Temos que ocupar o nosso espaço, superar as diferenças e formar parcerias com os setores atingidos para que os nossos argumentos ecoem com mais força", afirmou o deputado Marco Alba (PMDB).

Na reunião, que contou com a presença das bancadas do PMDB, PP, PSDB, PPS e Dem, foi encaminhada a realização de sessão extraordinária na Comissão de Constituição e Justiça, presidida por Edson Brum (PMDB), que deverá ocorrer no dia 28 de junho, quando os projetos passam a trancar a pauta da Assembleia. O intuito é anexar aos projetos das RPVs e da alíquota previdenciária de 16,5% o parecer de inconstitucionalidade da CCJ.

Frederico pedirá parecer de Kaipper

O deputado Frederico Antunes (PP) pedirá que a Mesa Diretora da Assembleia solicite formalmente ao procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, a produção de um documento de análise da legalidade das propostas de alteração das RPVs e cobrança de alíquota previdenciária de 16,5% dos servidores mais bem remunerados. "Queremos saber a posição do procurador, que tem o dever de defender os interesses de Estado", afirmou o progressista.

Servidores vão à AL contra pacote

Nesta terça-feira, representantes de entidades de servidores estaduais encontraram-se com parlamentares do PTB e do PMDB para apresentar suas restrições ao pacote do governo que se encontra na Assembleia Legislativa. Afisvec e Sindifisco-RS reuniram-se com Alexandre Postal (PMDB) e a União em Defesa da Previdência esteve com a bancada do PTB. Nos encontros, os servidores ressaltaram a contrariedade em relação ao aumento da contribuição previdenciária de 11% para 16,5%. 

Piratini debate alíquota menor

A líder do governo Miriam Marrone (PT) admitiu ontem que o Piratini aceitou discutir emenda do deputado Cassiá Carpes (PTB) ao projeto que estabelece alíquota previdenciária de 16,5% para os servidores melhor remunerados. Cassiá propõe a alíquota de 14,5%. Nos bastidores, informação é a de que dificilmente o governo aceitará a emenda.

Governador critica Cpers

O governador Tarso Genro criticou duramente ontem a paralisação promovida pelo Cpers, que protesta contra o programa de sustentabilidade financeira. "Eles informam que a categoria será atingida e que vamos privatizar a Previdência. São duas inverdades flagrantes", disse Tarso, que considerou "falsa" a justificativa para a manifestação.


**********************************************************************************************************
NOTA DO EDITOR: O governo aparentemente está pouco se lixando para as manifestações dos servidores públicos, porém o que interessa é a resposta que vem da assembléia, esta sim sensível a todo tipo de pressão. Diante disso o interessante é continuar conversando com os deputados e pressionando as suas bases eleitorais (vereadores e prefeitos).
A pressão nas bases deve ser de responsabilidade de todos os brigadianos que tenham qualquer tipo de contato com as autoridades municipais em todo o território do RS, só assim vamos ter condições de derrotar esse PacoTarso arrecadador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário