quarta-feira, 20 de julho de 2011

Policiais ocupam Piratini e cobram audiência com Tarso

Representantes dos conselhos da Ugeirm, Abamf e ASSTBM ocuparam o saguão do Palácio Piratini na tarde de hoje, dia 20 de julho, para cobrar audiência com o governador Tarso Genro. A mobilização deu-se após a reunião no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. 

Os conselhos de representantes das três entidades de classe realizou, no início da tarde de hoje, reunião conjunta nas dependências da AL/RS. Deliberou-se, conjuntamente, pelo reajuste de 25% e aporte de 400 milhões de reais para a matriz salarial dos servidores da segurança pública.

Tais questões - reajuste imediato e aporte de recursos para a matriz - são, necessariamente, investidas complementares a índices de reajuste para o funcionalismo público. Os policiais gaúchos estão na lanterna do comparativo nacional de salários. 

Abamf, ASSTB e Ugeirm também reivindicam a correção de distorções dos fatores de recomposição definidos na lei da matriz salarial (12.201/04). As entidades defendem que os maiores fatores devem contemplar os menores vencimentos. 

As três entidades já haviam solicitado audiência conjunta com o governador no dia 16 de junho. Desde então, o governo não formulou nenhuma proposta de reajuste salarial, tampouco agendou o encontro solicitado com Tarso Genro. 

Após a ocupação do saguão do Palácio Piratini, a assessoria do governador se comprometeu a agendar, nesta quinta-feira, dia 21, uma data para que os policiais apresentem reivindicações conjuntas de política salarial ao chefe do Poder Executivo. 

Mobilizações 

A reunião dos conselhos das três entidades de classe também deliberou pela realização de mobilizações conjuntas das categorias de base da Polícia Civil e da Brigada Militar. 

Deverá ser estabelecido calendário para assembleias regionais, quando os dirigentes das associações deverão se deslocar para cidades do interior do Estado. As atividades em Porto Alegre e região metropolitana também deverão ser feitas em conjunto. 

Não está descartada a hipótese de realização de assembleia geral das categorias caso as negociações das entidades com o governo não apresentem os resultados pretendidos. 

A reunião de hoje e a mobilização no Palácio Piratini repercutiram em diversos veículos da imprensa gaúcha e também no noticiário online da Folha de S. Paulo.
****************************************************************
NOTA DO EDITOR: Pelo que parece os protagonistas nessa campanha salarial serão os mesmos de sempre, ou seja os servidores do nível médio da PC e BM e os Delegados de Polícia, ao passo que a AsOfBM permanece silente. Mas também, na hora de mostrar a cara são sempre os mesmos que participam, certamente isso desmotiva os dirigentes de nossa entidade de classe.
A hora de reivindicar é agora, temos que acompanhar essa mobilização, pois se nos omitirmos os servidores do nível médio levam o reajuste e a oficialidade fica fora. À luta caros representantes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário