sexta-feira, 22 de julho de 2011

BM faz ação contra crimes na Capital

Formatura no centro de POA deu a largada em operação especial.


Eram 14h40min quando o Comando de Policiamento da Capital (CPC) deu início à Operação Força Tática. Com 300 policiais militares, a ação foi desenvolvida no Centro e na zona Norte de Porto Alegre. Na área central, a concentração dos PMs, todos integrantes dos Pelotões de Operações Especiais (POE), dos seis batalhões da Capital ocorreu na Praça XV, em frente ao Mercado Público. Na sede do Batalhão de Operações Especiais (BOE), os PMs se concentram para o mesmo serviço, na zona Norte. Foram 150 homens no Centro e outros 150 para a operação na zona Norte, em 62 viaturas e quatro micro-ônibus.

No Centro foi feito um briefing, que durou 15 minutos, e o major Eduardo Biacchi, do CPC, explicou a ação. Depois, houve a divisão das equipes, que receberam designação de Alfa, Beta, Charlie e assim por diante. Em seguida, cada grupo rumou a um ponto da região. O objetivo, explicou Biacchi, foi unir as tropas especiais, transformando-as em uma grande unidade. "Assim estamos atacando diretamente a criminalidade", observou. No Centro, de acordo com a Brigada Militar, existe um significativo contingente de foragidos - da Justiça e do sistema prisional -, que se dedicam a pequenos roubos e tráfico de drogas, por exemplo.

Na zona Norte, de acordo com o comandante do BOE, tenente-coronel João Diniz Godoi, os 150 PMs, usando 22 viaturas e dois micro-ônibus, estiveram na vila Bom Jesus, na avenida Assis Brasil, no Morro Santana, na vila Mario Quintana e na Protásio Alves, onde o roubo ou furto de carros tem índice elevado. A ação teve como mote, salientou, coibir esse tipo de crime, além do tráfico.

Dados da operação

Zona Norte (BOE)

- Duas prisões por tráfico, na vila Bom Jesus, com apreensão de 150 pedras de crack e uma pistola calibre 40.
- Três bingos fechados.
- Fiscalizados 184 veículos e abordadas 580 pessoas.

Centro (POE dos batalhões)
- Abordadas 701 pessoas.
- Sete prisões (uma por tráfico) e fiscalizados 438 automóveis.


*Dados obtidos até as 21h

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br
*************************************************************************
NOTA DO EDITOR: Este tipo de operação, todos sabemos, é de pouca efetividade e de eficácia deveras duvidosa, sempre defendi ações pontuais com prévios levantamentos pela área de inteligência de forma a realizar as operações com fito concreto e não às escuras. Como ocupação de espaço junto a mídia e aumento de sensação de segurança nas áreas abrangidas é válido, porém na redução efetiva da criminalidade deixo a conclusão para os mais entendidos, basta avaliar os resultados obtidos em comparação com os meios empregados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário