quinta-feira, 28 de julho de 2011

Os salários dos policiais

COLUNA DO PAULO SANTANA- 28/07/2011


No encontro em que recebeu os principais colunistas de jornal, o governador Tarso Genro mostrou-se atento ao problema salarial dos servidores policiais gaúchos.

O governador disse não lhe escapar que o piso salarial dos policiais é tão insuficiente, que, por lei, os PMs só trabalham seis horas diárias, daí que lhes pagam mais duas horas extras diárias para atenuar-lhes as dificuldades.

Isso quanto ao piso, sem falar na parte de cima da pirâmide, os oficiais da BM e os delegados de polícia.

O governador sofre, de um lado, a pressão do orçamento. Do outro lado, a pressão dos delegados de polícia, que querem se equiparar às carreiras jurídicas.

Segundo se noticiou, a ex-governadora Yeda Crusius, em final de seu mandato, já tinha elaborado projeto de lei que vinculava os delegados de polícia às carreiras jurídicas. Só não o enviou à Assembleia porque sofreu contrapressão dos oficiais da BM, que desejavam que a vantagem aos delegados lhes fosse também estendida.

No fim, nem os delegados nem os oficiais brigadianos subiram de posição salarial.

Ficou evidente ser pouco inteligente a posição dos oficiais da BM. Se a Assembleia Legislativa aprovasse o projeto dos delegados, inevitavelmente teria mais tarde de equiparar os oficiais da Brigada Militar às autoridades policiais civis.

Porque há 50 anos que os delegados de polícia estão equiparados aos oficiais da BM, o que se tornou uma tradição tão forte, que ninguém ousaria extinguir.

O fato indiscutível é que, por declaração expressa de Tarso Genro, o governo vai aumentar o piso dos servidores policiais, os PMs e os investigadores. Desde que era ministro da Justiça, o governador Tarso Genro se dedica à tarefa de remunerar melhor os policiais.

Os do piso salarial serão aumentados. E os de cima da pirâmide terão de esperar, mas o governador também está de olho neles.

Como está também prestando atenção aos reclamos dos professores e vai agir nesse sentido.

Fonte: www.zerohora.com
***************************************************************************
NOTA DO EDITOR: Agora o Paulo Santana nos qualifica de "poucos inteligentes" ao não aceitar o encaminhamento de projeto separado de equiparação do Delegados de Polícia às demais carreira jurídicas do estado. Na realidade está jogando para a torcida, em hipótese alguma devemos aceitar projetos em separado, tanto para Delegados quanto para os Oficiais, pois o tratamento deve ser isonômico, como manda a Lei, a tradição e o costume.
 Aos incautos que se omitem, não se informam e deixam para os outros resolverem a situação caótica de nossos salários aí vai a dica: Os Delegados de Polícia estão trabalhando, e muito para conseguirem seu objetivo, não se constituindo surpresa se em breve forem beneficiados com a concessão do subsídio.
Senão vejamos: 1. A mídia vem dando visibilidade a todas as operações desencadeadas semanalmente pela PC, por mais insignificante que sejam os resultados; 2. A PC vem sendo beneficiada com o atendimento de reivindicações que vinham sendo negadas por sucessivos governos (efetivo, aposentadoria especial, helicóptero, entre outras); 3. O governador vem sendo cercado pelos Delegados, através da ASDEP, e já participou de mais de uma reunião com aquela entidade; 4. Matérias pagas vem sendo veiculadas, principalmente no rádio, onde a profissão de Delegado de Polícia é exaltada e definida como carreira jurídica.
Estas são algumas constatações de quem já esteve bem próximo dessas instâncias, e que no momento só pode alertar aos companheiros, que hoje nos representam e tem o dever de buscar alternativas de pressão junto ao Comando da BM, à SSP e Governo do Estado, pois se o projeto dos Delegados for encaminhado separadamente entraremos em nova barafunda, como acontecido durante o Governo Yeda.
A AsOfBM tem que mostrar  a que veio de forma forte e decidida, pois do contrário vamos amargar nova decepção, e em breve...



Nenhum comentário:

Postar um comentário