terça-feira, 16 de agosto de 2011

HBM realiza cirurgia de catarata

Melhorar cada vez mais os serviços do HBM aos servidores militares e familiares deve ser compromisso de todos os Comandos


Foram realizadas, dia 6 de julho de 2011, as primeiras cirurgias de catarata no HBM.  O serviço, resultado do investimento em equipamentos modernos, está disponível a todos aqueles credenciados no Ipê-Saúde. A moléstia afeta, principalmente, idosos, com incidência de 50% nos pacientes acima dos 65 anos.
O setor de oftalmologia do HBM realiza, em média, 250 atendimentos ambulatoriais mensais, mas, de acordo com a chefe do ambulatório e serviço de oftalmologia, capitã médica, Andressa Stloz, a capacidade é de até 500 atendimentos. As consultas são agendadas a partir do dia 20 do mês corrente, sempre para o mês seguinte.
A catarata  causa a diminuição da visão e a opacificação do cristalino. A técnica usada no hospital para solucionar a enfermidade é a facoemulsificação,  Conforme Stolz, atualmente, a mais avança na remoção da catarata.  “A recuperação do paciente é rápida, de 24 a 48 horas, sendo feita com aplicação de anestesia local”, afirmou.
A médica destaca que poucos locais realizam esse tipo de procedimento via convênio, que no HBM temcobertura praticamente total. Somente o anestesista  tem custo, mas há ressarcimento posterior do Ipê.
São sete oftalmologista atendendo no Hospital da Brigada Militar, das 7h às 19h. Além da catarata, há procedimentos para glaucoma e superfície ocular. Stolz revela que, futuramente, serão realizados, também, transplantes de conjuntivas.  A moléstia mais atendida pelos oficias médicos, no ambulatório, é a ametropia – para conhecer o grau do óculos para correção da visão. A capitã salientou que o problema atinge todas as faixas etárias.
Fonte:http://abamf.com.br
*****************************************************************************************************
NOTA DO EDITOR: Parabéns a todos os brigadianos da área da saúde, pois a saúde é um componente essencial para dar sustentação aos servidores militares e suas famílias, principalmente  nos dias atuais onde temos o triste condão de sermos os piores salários do Brasil.
Melhorar cada vez mais nosso serviço de saúde deve ser um compromisso de todos os Comandos, pois não é concebível aceitar um servidor militar disputando lugar em fila de hospitais públicos quando temos amplas condições de disponibilizar no HBM serviço qualificado prestado  por profissionais colegas de farda.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário