segunda-feira, 23 de abril de 2012

Viaturas são usadas por delegados e agentes para ir a festa do chefe da Polícia Civil

ZH flagrou pelo menos 19 veículos, 14 deles discretos, em aniversário na zona sul da Capital


O chefe de Polícia, Ranolfo Vieira Júnior, comemorou seu aniversário de 46 anos na noite da última quinta-feira com uma festa em um clube da zona sul da Capital. Durante as cinco horas de duração do jantar, na sede de Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), pelo menos 19 viaturas — cinco preto e branco e 14 discretas — foram empregadas por delegados e agentes.

O aniversário de Ranolfo, definido como "evento institucional" pelo Departamento de Comunicação Social da corporação, mereceu destaque no site oficial da Polícia Civil. Na capa, entre notícias de crimes e dados oficiais, constava:

"Ocorre nesta quinta-feira (19/04), com a presença do secretário da Segurança Pública, Airton Michels, entre outras autoridades, o jantar de comemoração do aniversário do chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Júnior".

Mais adiante, o texto informava:

"Os ingressos custam R$ 45,00 e estão à venda, até as 18 horas de quinta-feira (19/04) na Divisão de Comunicação Social, localizada no Palácio da Polícia, na Av. João Pessoa, 2.050, 3º andar, sala 411".

 
Foto: Ronaldo Bernardi, Agência RBS


O jantar, que contou com a presença de desembargadores, magistrados, promotores e secretários de Estado, movimentou as autoridades gaúchas. Logo na entrada do clube, estava uma caminhonete Blazer, com sinalizador luminoso ligado. Dentro do estacionamento, havia outras duas caminhonetes com sinalizadores, ora ligados, ora desligados.

No salão de festas da AABB, os 350 convidados eram recepcionados por seis policiais fardados do Grupamento de Operações Especiais (GOE) — uma equipe de elite da Polícia Civil. A função dos agentes, fardados e armados com pistolas, era de "garantir a segurança dos convidados", segundo a Comunicação Social da Polícia.

Carros do Interior sem logotipo

À medida em que o tempo passava, viaturas entravam e saíam do estacionamento da AABB. Zero Hora apurou que delegados e agentes de cidades como Santa Maria, na Região Central, e Montenegro, no Vale do Caí, utilizaram veículos oficiais sem logotipo.

A maior parte dos carros da corporação empregados nos deslocamentos era de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Os veículos, a maioria Focus, estão lotados em delegacias como Roubos, Homicídios, Departamento de Investigação do Narcotráfico (Denarc). A festa se encerrou por volta da 1h.

ZH procurou o chefe de Polícia, Ranolfo Vieira Júnior, mas ele preferiu se manifestar apenas por meio da assessoria de Comunicação Social.

O que diz a Chefia de Polícia
"A festa de aniversário do chefe de Polícia é tratada como um evento institucional, que faz parte da história da corporação. Devido à grande presença de autoridades que eram esperadas, foi solicitado ao GOE que fizesse a segurança. Por isto, as viaturas ostensivas. Em relação às viaturas discretas, não temos a relação dos veículos presentes. Mas quem não estava em serviço, não deveria utilizar veículos oficiais. O critério é o seguinte: quem está de serviço ou de plantão de sobreaviso, que pode ser acionado urgentemente a qualquer momento, pode utilizar carro oficial em eventos sociais. É importante que fique claro que, embora seja um evento institucional, não há recursos públicos utilizados".
Fonte:http://zerohora.clicrbs.com.br
********************************************************
NOTA DO EDITOR: É, parece que a Chefia da Polícia Civil vai ser instada a dar algumas justificativas para o acontecido. Uma escorregadela dessas lamentavelmente coloca em cheque todo o esforço empreendido para melhorar a imagem da instituição policial civil ante a população. O acontecido tem o repúdio quase absoluto da sociedade, visto que a utilização de carros oficiais para uso pessoal, além de contrariar normas é de um escárnio absoluto ante a necessidade de transparência e impessoalidade dos serviços públicos. Além de submeter os autores da irregularidade ao crivo das normas e da população em geral, da mesma forma submete desnecessariamente as demais autoridades que lá compareceram para prestar sua homenagem ao Chefe da Polícia ao constrangimento  de uma explicação para o inexplicável.
Em síntese: quanto mais explica pior fica, adotem-se as providências de responsabilização e fim de papo!

Um comentário:

  1. Esses repórteres são uns tremendos ..........., pois seus trabalhos são 99% acerca das ações policiais, comem na mão da polícia e ainda fazem essa sacanagem para ofuscar a instituição. Mas é certo que ainda provarão do seu próprio veneno, suas mentes são para o mal, somente para o mal.

    ResponderExcluir