quarta-feira, 11 de abril de 2012

Tem algo em comum estas notícias???


Tráfico ordena luto na Mangueira


RIO - Parte do comércio permaneceu fechada durante toda a terça-feira nos morros da Mangueira e do Tuiuti — que contam com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) desde novembro do ano passado — por ordem de traficantes. O luto forçado foi devido à morte do traficante Wagner da Silva Assunção, conhecido como WG ou Sargento, apontado pela polícia como "gerente" das bocas de fumo nas duas favelas.
A morte do bandido teria ocorrido no último sábado, na Favela do Jacarezinho.
— Reforçamos o policiamento para evitar um clima de pânico na comunidade — disse o capitão Leonardo Nogueira, comandante da UPP.
Não é a primeira vez que se constata a presença de traficantes da Mangueira no Jacarezinho. Em agosto do ano passado, um outro bandido foi flagrado lá por policiais civis: Lúcio Mauro Carneiro dos Passos, o Biscoito. O criminoso foi capturado por agentes da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod). Ele havia fugido para o Jacarezinho justamente durante o processo de ocupação da Mangueira, para a implantação da Unidade de Polícia Pacificadora na área.
Biscoito também era um dos chefes do tráfico do Morro do Cajueiro, em Madureira. No Jacarezinho, atuava como um dos "gerentes" da venda de drogas. Ele estava com uma das pernas engessada e usava muletas quando foi preso pelos policiais civis.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/trafico-ordena-luto-na-mangueira-4612505#ixzz1rkrzVKiD
Fonte:
http://oglobo.globo.com

                                                    *   *   *   *    *   *

Polícia recupera carros em operação na zona Norte de Porto Alegre


Gol e Celta estavam em condomínio no Parque dos Maias, em um dos Territórios da Paz

Dois veículos roubados foram recuperados em operação da Polícia Civil realizada na zona Norte de Porto Alegre, na noite dessa terça-feira. A ação foi coordenada pelo Delegado Paulo Xavier, da Divisão Judiciária e Operacional e contou com equipes de volantes da divisão.

Os dois carros, um Fox e um Celta, estavam no Condomínio Fernando Ferrari, no Parque dos Maias, que integra os Territórios da Paz na zona Norte da Capital. Os trabalhos de busca na região se estenderam até a madrugada e, por volta das 2h não havia sido realizada nenhuma prisão.
****************************************************************************
NOTA DO EDITOR: É digna de mérito a tentativa de diminuir a criminalidade em regiões tradicionalmente conflagradas e dominadas pela criminalidade, porém apenas a atividade policial não basta. São necessárias mudanças de atitudes mais profundas por parte dos governos estabelecendo políticas públicas de saúde, saneamento, habitação e principalmente educação, para ao longo de muitos anos colhermos o fruto desse investimento. Mas aí fica a minha dúvida: Qual governo se habilita a investir para o longo prazo?
Essas soluções midiáticas, tanto lá no RJ quanto aqui no RS, são soluções paliativas que se mostram de eficácia temporal reduzida e logo tudo volta ao que era antes, pois a polícia tem uma capacidade operativa limitada que não lhe permite abraçar todos os lugares tomados pela criminalidade. Basta comparar os índices de criminalidade, a violência dos criminosos e a situação de intranquilidade que campeia em todos os centros urbanos para entender o processo e concluir que estamos longe de uma situação ideal.
Só investimentos maciços na Educação, construção de presídios, reformas no Código Penal e Lei de Execução Penal, criação de empregos e estruturação dos órgão policiais poderão acabar com a impunidade e no futuro alterar e reverter o curso desse caos instalado na segurança pública brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário