quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Homicídios aumentaram em 9,2% no Estado durante o mês de julho

O Rio Grande do Sul registrou crescimento nos homicídios no mês passado. Em meio a uma força tarefa realizada pelas polícias para coibir esse tipo de crime, o Estado teve aumento de 9,2% nas mortes na comparação com julho de 2011, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela Secretaria da Segurança Pública.

Foram 154 homicídios em julho desse ano contra 141 no mesmo mês do ano passado. A tendência de aumento desse tipo de crime foi registrada em todos os meses de 2012. O Estado chegou a 1.103 mortes nos primeiros sete meses do ano contra 926 em 2011. 

Apenas em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, a alta chega a 81% no acumulado desse ano. Em apenas sete meses foram assassinadas 60 pessoas no município, enquanto em todo o ano passado, foram 61 mortes.

— Notamos que a maioria desses crimes envolvem pessoas que já estavam na criminalidade. Grande parte dos casos envolve o tráfico de drogas, o que mostra que o problema é maior — afirma o titular da Delegacia de Homicídios de Novo Hamburgo, Enizaldo Plentz.

Outro crime que registrou aumento em julho foi o furto de veículos, com crescimento de 12% na comparação com o mesmo mês em 2011. Foram 1.362 casos nesse ano contra 1.216 em julho de 2011. Já os roubos de veículos tiveram aumento de 6%, passando de 924 para 980. 

Dois tipos de crimes tiveram redução nos índices. Os roubos caíram 11% na comparação entre julho de cada ano. De 4.270 em 2011 para 3.798 em 2012.

Os latrocínios – roubos com morte – também caíram, de oito para cinco registros, no comparativo entre julho de cada ano, e de 48 para 42 no acumulado dos primeiros sete meses de 2011 e 2012.
Fonte:www.clicrbs.com.br
***********************************************
NOTA DO EDITOR: Isso já era esperado, pois medidas paliativas, como as que estão sendo aplicadas com o remanejo de efetivos do interior do Estado para atuar nesse tipo de delito não terá o condão de alterar o seu crescimento. Isto é perfeitamente compreensível, pois a ação da polícia é apenas uma das variáveis que atua sobre esse tipo de crime, porém não tem a capacidade de reduzir sua incidência por um longo tempo. Somente com um estudo mais  pormenorizado das causas do delito, emprego de alta tecnologia de investigação, reforma do CPM e CPPM, atividades de inteligência policial, criação de novos presídios dotados de trabalho prisional obrigatório, aí sim poderemos ao longo do tempo diminuir esse  alarmante índice que a cada dia ceifa mais vidas e espalha o terror entre as famílias de bem.Com certeza ainda vamos conviver por muito tempo com esse e outros índices inaceitáveis de criminalidade a nos acuar dentro de nossas casas. Mas as eleições estão aí, vamos votar certo... e renovar as esperanças...

Nenhum comentário:

Postar um comentário