sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Sem nomes, Estado divulga remuneração dos servidores


Vencimentos do Executivo gaúcho foram publicados no site Acesso à Informação

O governo do Estado divulgou nesta sexta-feira a remuneração dos servidores do Executivo estadual. A listagem relaciona vencimentos a cargos, mas os nomes foram preservados. Confira a relação publicada no site Acesso à Informação. Constam dados de cerca de 160 mil funcionários de secretarias, autarquias, fundações e outras estruturas estatais, incluindo vantagens pessoais e eventuais.

Ainda não estão disponíveis, porém, os vencimentos dos servidores do Instituto de Previdência do Estado (IPE), do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG), e de empresas públicas e sociedade de economia mista, cujas folhas de pagamento são rodadas em sistemas próprios.

A medida cumpre determinação da Lei de Acesso à Informação, em vigor desde 16 de maio em todo o País. Na Capital,decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana permitiu à prefeitura divulgar os salários nominais dos funcionários, como sugere a lei. A administração municipal havia publicado os dados no começo de julho, mas recurso judicial solicitado pelo Sindicato dos Municipários (Simpa) obrigou a retirada das informações da página.
**********************************************************************
NOTA DO EDITOR: Essa decisão do governo vem ao encontro da vontade da imensa maioria dos servidores públicos e da sociedade em geral que tem um pouco de discernimento. É importante que os salários dos funcionários públicos sejam conhecidos para evitar as distorções oportunistas e certamente disfarçadas atrás da obscuridade da falta de transparência, porém chega a ser doentia a vontade de alguns comunicadores em ver divulgado o nome dos servidores públicos atrelado a seus salários. O quantum dos salários, tanto no serviço público como da iniciativa privada são de exclusivo interesse pessoal e em nome do princípio da privacidade é de bom alvitre evitar a divulgação indiscriminada de tais números. O resto é demagogia irresponsável  de setores da imprensa marrom eivada de mofados princípios esquerdistas, muito em voga nos dias de hoje!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário