segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Uno é levado duas vezes por ladrões em Porto Alegre e Viamão


Brigada Militar foi alertada do paradeiro do carro, mas os bandidos chegaram antes para reavê-lo, três horas depois do aviso


As 517 palavras desta reportagem relatam a história de um Uno levado duas vezes pelos mesmos ladrões em apenas 14 horas. Furtado pelos bandidos de uma rua do bairro Partenon, na Capital, na noite de 3 de agosto, sexta-feira, o veículo deixado em Viamão para despistar policiais foi resgatado pelos ladrões na manhã seguinte. Nesse interim, a Brigada Militar foi avisada da localização do veículo, mas nenhum PM se deslocou ao local a tempo de restituí-lo à dona.
Ao contar sua história a Zero Hora, a funcionária pública federal Ivana Viegas, 35 anos, parece ainda não acreditar no desfecho. Passava das 21h30min, quando seu Uno, em reforma — sem pintura e retocado com massa —, foi furtado na Rua Bento Amaral, instantes depois de seu marido estacioná-lo em frente à casa da mãe dele.
— Ele chegou a ouvir o barulho do arranque. Não posso crer que levaram o carro naquele estado — lembra ela.
Depois de uma madrugada tumultuada, o casal viajou cedo no sábado para São Paulo, acompanhado do irmão de Ivana, Pedro Viegas, devido a um compromisso familiar. Lá receberam, por volta das 8h30min, uma inesperada ligação de um homem indicando o paradeiro do veículo, com placas IBZ 8490. Apenas com um dos vidros quebrados, o carro estava abandonado em uma via do bairro Santa Cecília, em Viamão.
— Ficamos contentes, afinal, o carro parecia bem. O homem que ligou nos encontrou graças ao extrato de uma conta de telefone que estava no banco. Parecia um final feliz — conta o irmão.
Depois de uma rápida busca no Google, Pedro ligou para o 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM), de Viamão, informando o paradeiro do veículo. Ouviu de um PM a promessa de que uma viatura seria enviada para o local imediatamente.
— Não nos preocupamos mais. O caso estava entregue à polícia. Afinal, não poderíamos pedir para algum parente ir buscar, pois além de perigoso, o carro estava em ocorrência de furto. Imagina se é parado numa blitz? — comenta Ivana.
Brigada teria alegado falta de viatura
A promessa que restituíra o sorriso ao casal e motivara elogios à rápida resposta da Brigada acabou não sendo cumprida. Por volta das 11h30min, o mesmo homem que havia localizado o carro ligou uma segunda vez, agora para contar que dois bandidos em um Fusca haviam levado o Uno antes da chegada da BM.
— Não acreditei. Liguei de novo para a Brigada e ouvi que não haviam mandado ninguém por falta de viatura. Como pode isso? Tiveram três horas. Minha irmã foi duas vezes furtada — desabafa Pedro.
O Uno ano 94 é o segundo carro do casal, que tem filho de três anos. Atualmente, o veículo era usado para trabalho pelo marido. Sem ele, a rotina do casal mudou radicalmente:
— Ficou difícil com filho pequeno e os dois trabalhando longe. E pensar que podíamos estar com o carro de novo, bastava a Brigada ter ido buscar. Não sei o que parece mais irreal: bandidos levando um carro que estava sendo reformado ou a polícia não resgatá-lo mesmo tendo sua localização. Por enquanto, Ivana ficará sem uma resposta.
Contraponto
O que diz o comandante do 18º BPM, tenente-coronel José Luis Ribeiro Paz
No sábado, não havia problema de falta de viatura. Vou instaurar um procedimento administrativo, uma sindicância, para apurar se houve ou não demora no atendimento.
**************************************************
NOTA DO EDITOR: É de lamentar um fato desses continuar acontecendo em um estado que é a quarta economia do Brasil. O contribuinte certamente não vai ter seu prejuízo indenizado,  um servidor militar responderá a uma sindicância acerca do motivo da demora no atendimento. Em situações similares: punição disciplinar e caso encerrado!!! Mas a questão da falta de recursos humanos e materiais? Isto é ou não importante? Aguardemos que amanhã a manchete é outra e esta já estará esquecida!!!
Enquanto isso aumenta a descrença nos órgão policiais, decai a confiança nas instituições públicas,  aumenta a impunidade e cresce a criminalidade. Mas o que realmente interessa é a copa, as olimpíadas, a doença do Lula, a novela da Carminha e as empreguetes!!! 
PRÁ FRENTE BRASIL!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário