quarta-feira, 10 de outubro de 2012

"Apesar dos resultados positivos, estou insatisfeito", diz Tarso Genro sobre a segurança pública no RS


Segundo o governador, queda em alguns tipos de crimes não tem refletido na sensação de insegurança da população


O governo estadual promete reduzir a sensação de insegurança da população com maior presença da Brigada Militar (BM) nas ruas, com base na incorporação dos novos 2,7 mil policiais militares e 700 agentes da Polícia Civil. Ações serão organizadas de curto, médio e longo prazo, disse Tarso, em entrevista à Rádio Gaúcha.

— A sensação de insegurança existe hoje em todo o Brasil. E quanto mais situações aparecem, maior a reação das vítimas em tentativas de assaltos. A resposta será dada com maior policiamento nas ruas. Embora os resultados (da Segurança Pública) tenham sido positivos, a população não tem sentido isso. Estou insatisfeito — declarou.
O governador pretende ainda instalar, até o final de 2013, pelo menos 20 Territórios da Paz no Rio Grande do Sul. Conforme ele, o Piratini buscará concretizar o projeto a partir de convênios com as prefeituras e da formação dos novos PMs, que podem agregar valores a seus salários.

O incremento do policiamento nas ações dos órgãos de segurança pública, segundo Tarso, tende a diminuir ainda mais a taxa dos casos de latrocínio (roubo seguido de morte). De 2011 para 2012, disse o governador, o tipo de crime sofreu redução de 17,2%. Segundo ele, a mudança operacional e nas formas de enfrentamento à criminalidade corroboram os dados.

— A Polícia Civil passou a atacar e desmantelar inúmeras quadrilhas. Como consequência, quadros menores do crime organizado começam a disputar territórios. Em algum momento, haverá queda de homicídios entre jovens que disputam essas áreas — afirmou o governador.

De acordo com Tarso Genro, o orçamento da Segurança Pública em 2012 deve chegar a R$ 2 bilhões. Para 2013, acredita que o valor atinja R$ 2,2 bilhões.
Fonte:http://zerohora.clicrbs.com.br
**********************************************************
NOTA DO EDITOR: O Governador tem noção do que deve ser feito, porém de intenções já estamos escolados. Urge investimento em equipamentos de tecnologia de ponta, armamentos, equipamentos de proteção individual, viaturas e é claro na reposição continuada dos efetivos.
A resposta dos órgão que compõe a Segurança Pública é proporcional aos meios de que dispõe, a motivação e o preparo técnico de seus componentes, são variáveis que envolvem uma política séria que encare de frente as carências acumuladas ao longo de vários governos, que simplesmente se esqueceram das solução estruturais dos problemas relativos ao tema.
A Segurança Pública é onerosa para os cofres públicos e muitos governos tem simplesmente se omitido, e por consequência a criminalidade aumenta em proporções assustadoras colocando sob terror os cidadãos de bem.
O descaso dos governos, aliado a frouxidão do nosso sistema legal são elementos que a cada dia incentivam e aumentam  a criminalidade e a violência sob a marca da impunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário