quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Coluna do Santana

Na sua coluna de hoje(11/01) na Zero Hora o Paulo Santana emite criticas ácidas aos oficiais da brigada por conta da negociação salarial recém encerrada com o governo, onde ficou estabelecido um reajuste salarial linear de 10 % a partir de janeiro de 2012, além de um realinhamento nos vencimentos dos capitães, os quais apesar de terem os mesmos requisitos de ingresso exigidos para os Delegados não vinham tendo o reconhecimento salarial compatível.
O jornalista, o qual diga-se de passagem é um delegado aposentado, dá mostras de profundo despeito pela forma como foi conduzida a negociação salarial dos oficiais, alegando que apesar da histórica equivalência salarial entre os delegados e os oficiais, o governo alcançou um reajuste diferenciado a estes e não o fez para com os àqueles.
Gize-se que a negociação salarial foi levada à efeito de forma separada, e os representantes do delegados receberam a mesma proposta de 10%, porém não a aceitaram, não podendo agora ser alegada qualquer crítica aos nossos representantes, os quais decidiram aceitar a proposta emergencial do governo.
Alie-se a tudo isso que apesar da alegada paridade salarial entre os delegados e oficiais, isto não se constituí em uma verdade absoluta, pois os capitães há muitos anos tem seu salário defasado em comparação com o delegado de 1ª classe, e isto sim é uma verdade incontestável. Além disso, também é verdade que a estrutura salarial entre as carreiras citadas é profundamente diferente, além do que algumas leis, em especial a que regula as substituições temporárias estabelece ganho salarial  em favor dos delegados que aumenta em muito o abismo salarial entre estes e a oficialidade.
Creio que o choro é livre, porém agora não podemos nos ater nessas picuinhas, o que realmente interessa é a negociação maior que  iniciará em breve, e, nesta sim temos que deixar tudo às claras, inclusive trazendo à discussão de toda a classe: EM QUE BASES SERÁ ESTABELECIDA A EQUIVALÊNCIA COM OS PROCURADORES??? COMO FICAM AS VANTAGENS TEMPORAIS??? E AS FUNÇÕES GRATIFICADAS ESPECIAIS INCORPORADAS??? E OS REAJUSTES ANUAIS QUE CERTAMENTE SERÃO DADOS AOS PROCURADORES???
São pontos que precisam ficar muito bem esclarecidos, sob pena de darmos um tiro no pé!!!

Um comentário:

  1. Braga,concordo com os teus questionamentos.No entanto, fico um pouco receoso quando perguntam "como ficam as funções gratificadas especiais incorporadas?" Não sei se é o teu caso, mas com a implementação do subsídio acredito que mesmo os Oficiais que detem tais funções sairão ganhando. Penso que nenhum Coronel ganhe hoje R$ 24.117,00, que é o subsídio previsto para um Delegado de 4ª classe.Ou seja, com o subsídio TODOS ganharão, ao passo que hoje ALGUNS ganham e a MAIORIA NÃO.Abraços.
    Cel RR Gustavo

    ResponderExcluir