quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Deputados apresentam PLC que busca irredutibilidade de vencimento de servidores

Como noticiado em postagem anterior um grupo de Deputados resolveu protocolar um Projeto de Lei Complementar (PLC) com o fito de tornar irredutíveis os vencimentos de servidores da Secretaria de Segurança Pública que porventura venham sofrer algum tipo de acidente em serviço e fiquem impossibilitados de exercer integralmente suas atividades profissionais de rotina.
O procedimento dos deputados se baseia em fato recém ocorrido, onde um policial militar baleado em uma ocorrência em Cotiporã veio a público alegar que seu vencimento foi reduzido em parcela significativa por conta de não estar exercendo suas funções de rotina ( escala de serviço).
Ao meu ver tal projeto é dispensável, pois os vencimentos dos servidores já se revestem de irredutibilidade.
Pelo visto está havendo um entendimento equivocado no que se entende por vencimentos e vantagens (estes irredutíveis): básico + risco de vida + avanços temporais  e parcelas referentes a  etapas de alimentação e gratificação por serviço extraordinário (estas destinadas ao ressarcimento da efetiva execução de escala de serviço normal ou extraordinário). Portanto se o servidor executar sua escala de serviço, rotineira ou extraordinária, fará jus ao seu vencimento normal mais a etapa de alimentação e as horas extras, tudo proporcional aos serviços efetivamente executados. Em caso de acidente que impossibilite a execução de escala de serviço obviamente o gestor estará impossibilitado de ressarcir ao servidor naquilo que não fizer jus. No meu modesto entendimento tal projeto é oportunista, ineficaz, repetitivo e portanto perfeitamente dispensável diante da realidade legal que regula os vencimentos dos servidores estaduais. Para resolver a questão basta o governo reajustar os vencimentos dos servidores de maneira que, em caso de acidente, não tenham seus salários reduzidos de forma a dificultar sua sobrevivência e da sua família.
No link: Projeto de Lei Complementar

Nenhum comentário:

Postar um comentário