terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Chefe da Polícia Civil diz que houve queda no número de homicídios neste ano no RS


Índices de criminalidade de 2012 foram divulgados na segunda-feira



Ao comentar os índices de criminalidade de 2012, divulgados na segunda-feira pela Secretaria de Segurança Pública, o chefe da Polícia Civil gaúcha, delegado Ranolfo Vieira Jr., afirmou que verificou uma "queda acentuada" no número de homicídios no Estado entre janeiro e fevereiro deste ano. Ele associou a redução à criação de delegacias de homicídios. 

— Com relação às delegacias especializadas em homicídios, que existem em oito municípios da Região Metropolitana e em outros três do Interior, os índices de elucidação dos crimes ocorridos de junho de 2012 a janeiro de 2013 são de 69,9%. Por isso, tudo indica que a médio e longo prazo, deve haver uma queda nesses crimes — disse o delegado.


De acordo com os dados apresentados, o número de homicídios cresceu 17,47% no ano passado, depois de ter sofrido uma redução de 0,36% entre 2010 e 2011, enquanto os roubos de veículos — que vinham crescendo desde 2010 — continuam em ascensão: de 2011 para 2012, aumentaram 9,27%. 

Segundo o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, a polícia militar já tem implementado ações de policiamento ostensivo nos locais onde os índices apontam um número maior de ocorrências de furto e roubo de veículos: 

— Em menos de 30 dias [o coronel assumiu o cargo de comandante-geral da BM no fim de janeiro], está perceptível à sociedade o número de veículos e guarnições envolvidas nestas ações. 

Quando comparados às estatísticas de 2011, os dados revelam um aumento no índice de crimes violentos. Os índices apontam ainda que os roubos cresceram 1,37%, enquanto os furtos, em que não há uso de violência, caíram 4,23%. 

O chefe da Polícia Civil, o comandante da BM e o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, participaram nesta tarde do seminário "Pensando Soluções Integradas para a Segurança da Sociedade", promovido pelo Fórum de Segurança e Ações Integradas da Agenda 2020.
Fonte:http://zerohora.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário