segunda-feira, 2 de julho de 2012

Estado dá maior autonomia para os Bombeiros


O projeto de lei não prevê, porém, a independência dos Bombeiros em relação à Brigada Militar


Estado dará maior autonomia aos Bombeiros Adriana Franciosi/Agencia RBS
Entre as medidas anunciadas estão a compra de 122 novas viaturas, aumento de 115% valor das diárias, 700 promoções de praças e oficiais e a conclusão para agosto da nova sede na CapitalFoto: Adriana Franciosi / Agencia RBS
Carlos Guilherme Ferreira
Em meio às comemorações do Dia do Bombeiro, o governo do Estado anunciou na tarde desta segunda-feira um projeto de lei que poderá trazer maior autonomia administrativa e financeira ao Corpo de Bombeiros. A proposta deverá ser enviada à Assembleia Legislativa ainda em julho e, se for aprovada, significará maior orçamento e autonomia para a formação de soldados e sargentos. Existe expectativa de que a verba possa subir em torno de 30%.
— Será um grande avanço — comemora o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Guido Pedroso de Melo.
O projeto de lei não prevê, porém, a independência dos Bombeiros em relação à Brigada Militar (BM). O orçamento da corporação hoje é definido pela BM, em posição superior na hierarquia — o que não mudará.
Entre as medidas anunciadas pelo governo para os bombeiros, também estão a compra de 122 novas viaturas, aumento de 115% valor das diárias, 700 promoções de praças e oficiais e a conclusão para agosto da nova sede, na Rua Silva Só, na Capital.
A mudança do processo seletivo, estima o coronel Melo, poderá valer já para setembro, quando começa um novo módulo de treinamento. Haverá especialização exclusiva para bombeiros.
**********************************************************
NOTA DO EDITOR: Não é a solução que alguns bombeiros desejam, porém é a solução mais salomônica possível, pois desvincular o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar será um passo mais adiante. Tal providência na atualidade é por demais inconveniente, pois não tráz nenhuma vantagem para a população, somente aumenta o gasto público com estruturas funcionais desnecessárias na atual conjuntura de penúria financeira. 
No meu entendimento, as atividades desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros não tem nada a ver com as atividades de polícia, a desvinculação é conveniente, porém está longe de ser oportuna na atual realidade econômica do nosso estado.
Desvincular  por si só não vai significar nenhum incremento orçamentário para os bombeiros,  portanto é melhor aguardar ventos mais favoráveis...

Nenhum comentário:

Postar um comentário