terça-feira, 7 de janeiro de 2014

SOLDADOS, CABOS E SARGENTOS QUEREM O FIM DA POLÍCIA MILITAR

Soldados, cabos e sargentos querem desmilitarização para que seja criada uma nova polícia. PEC 51/2013 tramita no senado.
O fim da Polícia Militar para dar lugar à criação de uma nova polícia é defendido por cabos, soldados e sargentos da corporação em todo o País. Pode parecer contraditório os próprios policiais serem a favor da desmilitarização. Mas, segundo o presidente da Associação de Cabos e Soldados do Espírito Santo (ACS-ES), Flávio Gava, a organização militar gera insatisfação entre os que ingressam na corporação como praças, principalmente, cabos, soldados e sargentos.
A desmilitarização é um dos pontos defendidos pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51/2013, que hoje tramita no Senado e propõe ainda o fim da divisão do trabalho policial, em que a Polícia Civil investiga, enquanto a Polícia Militar realiza o policiamento preventivo. Segunda a proposta, toda polícia deve ser de natureza civil e realizar o ciclo completo, que é prevenir e investigar. De acordo com Gava, cerca de 95% dos praças apoiam a PEC 51, que também sugere a carreira única nas polícias, o que acabaria com a divisão entre praças e oficiais. “O fato de não existir uma carreira única cria um monte de conflitos internos nas instituições. Na carreira única, a hierarquia permanece, só que ela é baseada numa quantidade menor de postos. Além disso, só vai haver uma porta de entrada para a carreira policial, diferentemente do que ocorre hoje, pois há dois concursos públicos para entrar na mesma instituição”.
O diretor jurídico da Associação Nacional de Praças, sargento Jean Ramalho Andrade, afirmou que a maioria dos praças no País é favorável à PEC 51. “Somos a favor da criação de uma polícia estadual, que vai ter o braço ostensivo e investigativo, só que num único corpo. Ainda que se possa ter hoje um trabalho conjunto entre Polícia Civil e Polícia Militar, ainda fica muito aquém do desejado pela sociedade”.
O professor de Direito Penal Clécio Lemos também defende a desmilitarização e a carreira única na polícia. “A estrutura militarizada provoca uma mentalidade de dominação, patente baixa obedece patente alta, e qualquer tentativa de mudar isso gera alta repressão. Isso é ruim para os policiais de patentes baixas (que são a imensa maioria), porque são docilizados de forma ameaçadora”.
********************************************************************************
NOTA DO EDITOR: Esta é mais uma PEC oportunista e populista, cuja intenção inequívoca é a busca dos votos do policiais militares neste ano eleitoral. 
Alguém na em sã consciência imagina uma força policial armada e responsável pela ordem pública sem uma estrutura militar ou militarizada???
Esta linha de pensamento é antiga e ligada a ideologia da esquerda rançosa que vê nos militares um forte anteparo contra suas idéias de socialização do nosso país.
As estruturas policiais no mundo todo, e aí falo sem exceção, são militares ou militarizadas, com regulamentos disciplinares fortes que possibilitam a definição da hierarquia e disciplina como definidores das relações interna corporis, de forma a facilitar o controle e a fiscalização do estado e da população frente às forças policiais.
Inimaginável no nosso país, que hoje já está essa bagunça, onde a corrupção e a impunidade campeiam livre, uma polícia única e ainda pior: DESMILITARIZADA!!! Quem vai controlar essa orda!!! Os políticos certamente que não estarão na linha de frente, pois não conseguem nem cumprir condignamente as obrigações que lhes são delegadas no sufrágio.
A solução para uma policia eficiente e efetiva passa pela modernização das carreiras, melhores salários, armamentos e equipamentos modernos, e, principalmente pelo CICLO COMPLETO de atuação, pois o nosso modelo dualista e complementar já se exauriu a muito tempo e é um modelo ultrapassado que só existe aqui no Brasil.
Para os policiais que estão defendendo a desmilitarização vai a indagação: Estão dispostos a abrir mão da Previdência Especial, da Paridade Salarial, do Tempo de Serviço e Aposentadoria Especial??? A desmilitarização trás consigo um novo modelo civil, com todas as consequências que isto representa: Fila do SUS, Aposentadoria com idade avançada, Fim da integralidade e da paridade salarial, etc...
Pensar um pouco faz bem, assim como informar-se também, pois evita-se apanhar o trem andando e embarcar em canoa furada!!!
Os políticos tem é que votar a reforma do Código Penal, do Código de Processo Penal e outras leis importantes para aumentar o poder da polícia e diminuir a impunidade vergonhosa que assola este país!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário