sábado, 26 de janeiro de 2013

Prevenir é preciso...

Em recente passagem pela Praia de Bombas em SC tive uma agradável e positiva surpresa com a atuação dos Salva Vidas naquelas parasidíacas praias.
Os prestadores desse importante serviço tem uma rotina árdua, ou seja percorrer a praia incansavelmente de um extremo a outro abordando, fazendo uso de seu apito e admoestando os banhistas mais incautos, que são muitos, quase a maioria, para que tenham cuidado e não avancem nos locais previamente demarcados com bandeiras de cores marcantes.



Trata-se de um serviço impagável, pois só quem já se afogou ou perdeu um ente querido nessa situação deve ter a medida do sofrimento que isso acarreta.
O serviço de salva vidas é recorrente nos litorais de todo o país e nunca passa despercebido, pois os turistas são imprudentes e irresponsáveis, com isso a atividade é permanente e extenuante.

Grandes campanhas publicitárias pontuam a necessidade de prudencia e apontam para a necessidade de respeitar o mar e águas de barragens, rios lagos, etc, ao passo que o Poder Público tem apenas colocado um numero nem sempre suficiente de pessoas para executar o serviço, no caso do RS nos períodos de férias de verão, porém a meu ver a essa iniciativa outros recursos deveriam ser agregados, tais como multa aos incautos que desrespeitam as demarcações e orientações dos salva vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário