Apesar do esforço das polícias, pelo que temos visto nas estatísticas amplamente divulgadas a criminalidade cresce a olhos vistos e o cidadão de bem recorre às cercas gradeadas e eletrônicas como se criminoso fosse constituindo assim uma grave inversão de valores: o criminoso solto e o cidadão de bem preso!!!
Mas qual a solução? É crível uma solução satisfatória ainda em curto prazo? Podemos ter alguma esperança? Pelo que tenho observado a solução para o problema exige políticas públicas sérias com investimentos estruturais pesados e constantes, porém isto parece não ser possível diante das carências financeiras do estado e a pouca vocação dos nossos políticos em dar continuidade a programas que perpassem de um governo para outro.
É evidente a necessidade de construir casas prisionais para acabar com a superlotação dos atuais presídios e dar um mínimo de dignidade aos presos para cumprir sua penas. Por outro lado a forma de administrar essas casas prisionais também tem que mudar. Porque os presos não são obrigados a trabalhar, estudar e manter seus presídios limpos e arejados???
Todos sabemos que a impunidade é um importante propulsor da criminalidade, porque não adotar políticas mais rígidas e firmes contra os crimes de toda espécie? Aí cabe lembrar que o nosso Código Penal remonta a década de 40 e vários projetos de reforma repousam nos escaninhos da Câmara e do Congresso Nacional enquanto nossos políticos se ocupam com projetos insignificantes ou negociam cargos e emendas para beneficiarem a si e seus apadrinhados!!
Tudo é uma questão de vontade, porém não vejo nenhuma iniciativa que possa mudar a tendência nebulosa.
De resto o tempo passa e vai governo e vem governo e só promessas que nunca são cumpridas sob o beneplácito de uma população que se contenta com bolsa isto, bolsa aquilo e continua anestesiada sem uma reação digna e capaz de mudar este estado de coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário