terça-feira, 18 de junho de 2013

Governo avalia conduta de policiais como "profissional e eficiente", mas afirma que excessos serão investigados

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, autoridades da Segurança Pública do Rio Grande do Sul avaliaram a conduta da polícia durante a manifestação que tomou as ruas de Porto Alegre, na noite desta segunda-feira. 

Segundo as autoridades, a avaliação é de que a ação policial foi conduzida de forma a respeitar a integridade física dos manifestantes e deter condutas individuais de vandalismo e outras infrações. Informações de abuso por parte de policiais serão investigadas, afirmou o comandante-geral da BM, coronel Fábio Duarte Fernandes.

De acordo com o chefe da Polícia Civil, Ranolfo Vieira Junior, 45 ativistas foram detidos. Entre os 10 adolescentes levados à delegacia, dois foram encaminhados ao Ministério Público. Entre os 35 que não são adolescentes, 21 foram liberados depois de prestar depoimento e 14 foram responsabilizados individualmente. foram homologados quatro flagrantes e 10 pessoas foram presas; quatro delas pagaram fiança e foram liberadas.

Para o secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, a avaliação é de que a Brigada Militar conduziu os trabalhos de forma "extremamente correta, profissional e eficiente". 

— Atuamos, em primeiro lugar, respeitando e dando proteção a este jovens que estão exercendo legitimamente o direito de manifestação democrática, para que pudessem fazê-la da forma mais pacífica possível — explicou Michels.

O secretário ainda reforçou que as manifestações caracterizam uma nova forma de exercício político e que o vandalismo é cometido por uma minoria. De acordo com coronel da BM Fábio Duarte Fernandes, nenhum dos manifestantes detidos na noite desta segunda haviam sido levados à polícia na última manifestação, na quinta-feira passada.

— São pessoas diferentes, mas os métodos são os mesmos — disse o coronel.

Ainda de acordo com o comandante-geral da BM, a polícia foi preparada tecnicamente e tinha como objetivo evitar o confronto direto com os manifestantes.

— Dos 10 mil manifestantes, poucos tiveram registros de ferimentos. E, entre os feridos, não temos nenhuma notícia de casos mais graves. Isso demonstra a forma correta e acertada como a BM interveio na operação de ontem. A obrigação da nossa instituição é preservar a vida — afirmou o coronel.
Fonte:http://zerohora.clicrbs.com.br
***********************************************************
NOTA DO EDITOR: O que vimos pela tevê e escutamos pelo rádio foi uma atuação expectante da BM frente aos inúmeros crimes cometidos por uma minoria de bagunceiros criminosos, os quais depredaram o patrimônio público e privado sob o beneplácito de uma tropa que a tudo assistiu e pouco se envolveu para impedir os danos. Lamentável que os bravos brigadianos tenham sido orientados a se omitir frente aos inúmeros crimes cometidos.  Mas isso é tradicional nos governos do PT, os quais não gostam das polícias militares e não fazem nenhuma questão de esconder isso. A inanição dos órgãos da segurança pública é um fato grave que em breve vai demonstrar o equívoco, pois os bagunceiros vão continuar com mais força e a população ordeira mais uma vez é uma refém da desordem e do crime. É de bom alvitre que se repensem os papéis, tanto do governo, quanto das autoridades, pois na verdade os políticos não tem a responsabilidade  e o dever de agir, já as autoridades constituídas tem suas atribuições bem definidas e, sem sombra de dúvidas estas estão se omitindo!!! Pobre povo brasileiro, até quando vai se manifestar acaba sendo iludido por uma minoria barulhenta e manipuladora!!! Este país não tem jeito mesmo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário