terça-feira, 12 de maio de 2015

Sartori deve alterar calendário de pagamentos do funcionalismo

Sugestão do governo do RS é remunerar servidores no quinto dia útil

Sartori deve alterar calendário de pagamentos do funcionalismo | Foto: Tarsila Pereira / CP Memória
Sartori deve alterar calendário de pagamentos do funcionalismo | Foto: Tarsila Pereira / CP Memória
Sugestão do governo do RS é remunerar servidores no quinto dia útil
O governador José Ivo Sartori (PMDB) deverá alterar o calendário de pagamentos dos salários do funcionalismo, dando forma à ameaça que tem gerado incertezas desde o início de seu governo. A ideia foi exposta nessa segunda-feira em reunião com dirigentes partidários e consiste em transferir o modelo atual, que remunera nos últimos três dias do mês, para o quinto dia útil, como ocorre na iniciativa privada.
O encontro aconteceu durante a tarde, a portas fechadas, no gabinete do governador, no Palácio Piratini. Participaram do encontro os presidentes dos aliados com maior representatividade na Assembleia: Adilson Troca, do PSDB, que tem quatro deputados; Celso Bernardi, do PP, que tem sete assentos no Parlamento; e Pompeo de Mattos, do PDT, cuja bancada é composta por oito deputados. Além deles, o presidente do PSB, Beto Albuquerque, aliado de Sartori desde o primeiro turno das eleições, e Ibsen Pinheiro, o principal articulador do governador junto aos peemedebistas.
Desde março, o governo tem indicado o atraso de salários como medida para ajustar o fluxo do caixa. Diante de protestos e ações judiciais, Sartori havia optado por recuar nestas ocasiões. A medida deverá ser anunciada neste mês.
FONTE: Correio do Povo
*********************************************************
NOTA DO EDITOR: Esta deve ser uma das ações que foram explicitadas, porém temos que estar atentos para as que não o foram, de forma a não sermos pegos de surpresa e ter que correr atrás. Medidas são necessárias, mas devem ser discutidas com os interessados, para que estes, cientes possam se programar e organizarem-se diante da nova realidade, se aceita e aprovada pela ALRS. Lamente-se que medidas sejam tomadas para atrasar os salários daqueles que menos ganham, permanecendo os mais bem aquinhoados com sua situação mantida no status quo anterior, pois estão fora da competência do Chefe do Executivo. É uma medida paliativa para dar folego ao caixa do governo. São necessárias medidas estruturais para resolver esse problema definitivamente, ao contrario senso a cada novo governo a situação se repetirá e a corda sempre rebentará no lado mais fraco. É preciso coragem para estabelecer uma política de estado para buscar a solução no longo prazo, mas terá o governo atual essa coragem??? Veremos???

Nenhum comentário:

Postar um comentário