quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O Padre herói

É de causar inveja para os mais experientes policiais de nossas corporações o ato perpetrado pelo pároco Mauri Francescatto,  da igreja  Nossa Senhora de Fátima em Santa Maria, o qual evitou um furto qualificado na sua paróquia e foi mais além baleou o ladrão e frustou totalmente a ação dos marginais, o fato foi narrado em pormenores nas edições dos  maiores periódicos do estado.
Quando um fato como esse ocorre somos levados a refletir profundamente acerca do que está acontecendo com a sociedade em geral, e em especial a nossa sociedade pampeana.
Há mais de dois séculos Jean Jacques Rousseau (1712-1778) definiu o  Estado como organizador da sociedade civil assim como se conhece hoje, sendo que  para o pensador, o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe, o homem nasce livre, mas por toda parte se encontra acorrentado pela sua própria vaidade, fruto da corrupção de sua alma. O indivíduo se torna escravo de suas necessidades e dos que o rodeiam, o que de  certa forma  refere-se a uma preocupação insane na busca por reconhecimento e status.
Pois bem, analisando mesmo que superficialmente e comparando com a contemporaneidade, logo notamos que o atual modelo de estado, como ente organizador e protetor da sociedade, como imaginou o filósofo está combalido de morte, senão já morto.
Graça pelo país, e não é de hoje, a corrupção e a impunidade, os maus exemplos vem dos mais altos escalões da república, nem me atrevo a citar os escândalos diariamente narrados nos meios de comunicação, os quais tem sempre a mesma retórica das autoridades:” Vamos investigar e punir os responsáveis”, porém logo cai no esquecimento, tanto da mídia, como da população. Esta em especial inebriada pelas mais variadas bolsas oriundas dos governos, pela massiva propaganda estatal e pelos meios de comunicação comprometidos com as verbas oficiais.
Luz no fim do tunel??? Só um velho trem de carga fantasma!!!
Nossa esperança?  Um Padre Herói que deve ser imediatamente nomeado  Delegado, Coronel, Secretário de Segurança, Governador, Presidente da Camara dos Deputados, Presidente do Senado ou quiçá Presidente do Brasil!!!

Quem sabe a coisa melhora???

Nenhum comentário:

Postar um comentário