quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Para quem não conhece...

Aqueles que não conhecem publico na íntegra o projeto de lei (colcha de retalhos) que vem sendo discutido de forma dirigida para buscar apoio político (politiqueiro) a uma mudança absurda no plano de carreira do nível médio da BM. Justifico minha posição contrária a esse projeto no sentido de esclarecer que  é casuísmo e oportunismo tentar criar uma carreira de nível superior dissociada da realidade da segurança pública, dessa forma imaginemos que se qualquer formação superior será aceita para ingresso na carreira poderemos ter engenheiros, arquitetos, biólogos,  entre outros como soldados da BM. O que isso irá melhorar para a sociedade??? O dito projeto de lei apenas acrescenta uma nova forma de ingresso sem alterar o  atual ingresso na carreira de nível superior com o pré requisito de formação jurídica, desta forma escancarando o espírito casuísta do projeto, pois cria um sem número de vagas para acomodar um descarado trenzinho/locomotiva da alegria!!! Não podemos nos enganar, é preciso dizer a verdade: No sistema atual de ingresso a lei estabelece duas carreiras para os servidores militares: uma de nível estratégico, que estabelece as políticas e o planejamento das ações e operações da segurança pública, a carreira de Nível Superior e uma de nível executivo responsável pela execução da política de segurança pública, a carreira de Nível Médio. Se querem alterar o requisito de ingresso que o façam, mas com responsabilidade e espírito público, não tentem criar mais um monstrengo que só virá em prejuízo do interesse da população. Esse discurso de melhorar o nível dos executores do serviço de policiamento não pode ser utilizado para disfarçar a busca por um subterfúgio para ascender a postos privativos dos oficiais.
São carreiras distintas, com requisitos e atribuições distintas, portanto impossível essa  miscigenação anômala. Para exemplificar: A Policia Civil adotou o ingresso com nível superior para os agentes, mas para chegarem a Delegado tem que se submeter ao respectivo concurso, por seu lado não existe a possibilidade de servidores do Judiciário e do Ministério Público acessarem aos cargos de juiz e promotor sem atender ao requisito concurso público!!! Porque temos que aceitar esse absurdo que estão tentando criar nas carreiras da Brigada Militar???
Certamente as carreiras podem ser atualizadas, mas sempre no sentido de lhes dar uma melhor adequação na busca de um atendimento mais qualificado para a população e não ao atendimento de interesses pessoais e personalistas. Porque não buscam uma readequação do tempo de serviço, dos interstícios necessários para uma progressão regular na carreira sem as distorções que hoje produzem situações incompreensíveis, como o incentivo para a transferência para a reserva e o alcance do posto de tenente com metade do tempo de serviço. Muito pode ser feito para melhorar a progressão na carreira e o padrão de atendimento da população, mas lamentavelmente estão propondo uma  aberração que só atende a interesses corporativos e pessoais. Isto tudo sem contar que o governo é contra e o projeto não tem a mínima chance de ter curso na Assembléia, pois certamente irá padecer de vício de origem, portanto servindo apenas para projetar políticos de pouca expressão que estão em busca de público e de voto.
No link:Plano de carreira NM
            Plano carreira 2
            Plano carreira 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário