Em 1980, o país registrou quase 9 mil assassinatos; Em 2014 foram quase 45 mil
Os crimes com arma de fogo aumentaram mais de 400% no Brasil nos últimos 35 anos. É o que mostram dados preliminares do Mapa da Violência feito pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e divulgado no telejornal Hora 1, da Rede Globo.
Em 1980, o país registrou quase 9 mil assassinatos por armas de fogo. Em 2014 foram quase 45 mil. As maiores vítimas são homens, jovens e negros.
De acordo com o Mapa da Violência, 60% são jovens entre 15 e 29 anos; 94% são homens. Os homicídios de brancos diminuíram quase 20% entre 2004 a 2014, mas os assassinatos entre a população negra aumentaram quase 50%.
A pesquisa mostra ainda que as mortes por arma de fogo diminuíram a partir de 2004, com a criação da Campanha e do Estatuto do Desarmamento.
Fonte:http://www.clicrbs.com.br/rs/
*******************************************************************************
NOTA DO EDITOR: Não entendo como uma empresa jornalistica com a importancia da RBS, a qual deveria primar pela seriedade e fidedignidade das informações que são veiculadas ao grande público, pode simplesmente atirar ao vento uma informação como esta, que mais desinforma que outra coisa.
Senão vejamos: é claro na chamada da notícia de que os crimes com arma de fogo aumentaram 400% em 35 anos, em uma conta simples podemos inferir que o aumento linear anual dos crimes foi de 11,4%, uma taxa absurda que deve ser estudada exaustivamente pelas autoridades com objetivo de reduzir esse indice radicalmente. Ao que parece o estado brasileiro está impotente frente o aumento da criminalidade e violência, pois em contrário senso do que é noticiado na mesma matéria, de que o Estatuto do Desarmamento colaborou com a diminuição da criminalidade, não é o que os números mostram. Na realidade esse famigerado Estatuto só desarmou o cidadão de bem, os marginais estão cada vez mais armados, mais violentos e matando cada dia mais. Em suma falta cadeia, falta um ordenamento jurídico mais efetivo E ALINHADAO COM REALIDADE DAS RUAS, falta pessoal e equipamentos nas polícias, falta vergonha na cara dos políticos, só não falta corrupção e incompetencia na gestão pública.